Nos últimos anos, o comércio eletrônico cresceu exponencialmente no Brasil, o que levou vários varejistas a buscarem estratégias no ambiente online. A expectativa do Google é de que o e-commerce no país dobre de tamanho até 2021 e mantenha taxas de crescimento de 12,4% ao ano.
No entanto, a criação de um site de e-commerce não é um processo simples. O varejista que decide investir em lojas virtuais deve estar atento a uma série de itens para oferecer boas experiências aos consumidores e ampliar seu potencial de vendas.
A seguir, veremos alguns dos componentes essenciais para uma loja de comércio eletrônico.
1. Tempo de carregamento otimizado
Quem faz compras pela internet tem o costume de prezar pela agilidade. Os consumidores perdem a atenção e a paciência com sites lentos e tendem a recorrer a alternativas mais rápidas apresentadas por concorrentes.
Pesquisas especializadas indicam que o consumidor espera dois ou menos segundos pelo carregamento de uma página. Assim, a demora nesse processamento refletirá em perda de oportunidades de vendas.
Outra vantagem de ter uma loja virtual rápida está ligada ao ranqueamento no Google. Sites com maior velocidade de carregamento são priorizados nos resultados da ferramenta de busca. Isso é consequência do entendimento do Google de que a rapidez de resposta é fundamental para deixar usuários mais satisfeitos.
Estar bem posicionado nos resultados de busca é outro fator para aumentar o potencial de vendas de um e-commerce.
2. Check-out simplificado
Proporcionar agilidade no fechamento da compra é fundamental. Grande parte dos consumidores abandona o carrinho ao perceber que terão um longo processo de preenchimento de informações para concluir a compra. Segundo o Business Insider, 25% dos consumidores desistem de adquirir um produto por acharem o processo de check-out muito complicado.
É importante, portanto, que o e-commerce proporcione agilidade desde a procura por um produto até a seleção da forma de pagamento. Para isso, é necessário priorizar as informações essenciais no cadastro, como nome completo, CPF, e-mail e endereço de entrega. Outros dados podem ser pedidos em um segundo momento, após o envio de um novo e-mail para o cliente.
O processo de check-out também ganhará em agilidade se o site salvar as informações básicas do consumidor para que ele não tenha de preencher os dados a cada nova compra. Além do endereço de entrega, podem ser gravadas as informações de cartão de crédito.
Utilize também indicadores que mostrem ao cliente quais os passos devem ser seguidos e quais etapas ele já cumpriu até a finalização da compra.
3. Design responsivo
Enquanto o acesso pela internet por meio de dispositivos móveis já superou o realizado por desktops, as lojas virtuais que não adaptam sua navegação a smartphones e tablets perdem oportunidades de vendas. Mais do que ter um design responsivo, é preciso facilitar o processo de compra para quem utiliza o telefone celular.
Assim, procure garantir que o carrinho de compras funcionará facilmente nos dispositivos móveis e que a navegação será simples, com links claros e botões acessíveis. Lembre-se que os menus devem ter espaço suficiente para serem clicados com os polegares.
4. CTAs
Atrair clientes e ter tráfego no e-commerce são ótimos passos para vender mais, mas não adiantarão se a loja virtual não contar com CTAs. O call to action (chamada para ação, em português) é imprescindível para a conversão e deve estar presente em vários momentos da jornada de compra.
Os CTAs são botões que auxiliam na navegação dos consumidores e tornam as decisões mais claras. Eles são fundamentais para impulsionar o cliente à próxima etapa do processo de compra. No e-commerce, devem aparecer em frases como “compre agora” ou “aproveite a promoção”.
Em uma loja virtual, os principais CTAs são os posicionados em páginas de produtos e devem estar em locais visíveis, preferencialmente próximos a informações que gerem urgência para clicar no botão, como o preço anterior do produto ou a quantidade de unidades disponíveis daquela mercadoria.
5. Certificações de segurança e informações para contato
Principalmente em novas lojas virtuais, os consumidores buscam informações que demonstrem credibilidade e os deixem seguros para realizar a compra online. Certificações de segurança e informações para contato são imprescindíveis para que o cliente não tenha desconfiança sobre a possibilidade de ser lesado.
Porém, não são todos os selos de qualidade e certificações que demonstram credibilidade. Para que ganhe a confiança do consumidor, é necessário indicar quem foi o responsável por emitir aquele selo, com a inserção de um link para quem oferece aquela certificação.
Se o objetivo é demonstrar credibilidade, é fundamental que o selo de qualidade seja emitido por um órgão confiável. Para lojas virtuais brasileiras, a satisfação do consumidor pode ser assegurada pelo Selo RA 1000 do site Reclame Aqui, que dá garantias de que a loja é avaliada pelo mais conhecido site de reclamações sobre compras online do país.
Outro item fundamental para ganhar a confiança do consumidor é disponibilizar informações para contato no site de e-commerce. Não apresentar um endereço de e-mail, número de telefone ou um endereço de escritório ou da loja física faz com que o comprador tenha percepção negativa sobre a transparência da loja virtual. É importante que ele perceba que há alguém a quem recorrer caso tenha algum problema na compra.
A confiabilidade está diretamente ligada à conversão. Estão mais propensos a comprar os clientes que confiam em lojas virtuais e se sentem mais à vontade sobre a segurança de seus dados.
6. Avaliações de consumidores
Antes de efetuarem uma compra, os consumidores querem ter a certeza de que aquele produto será tão bom quanto esperam. Assim, uma fonte de informações muito utilizada é a opinião de outros clientes. Estudos sobre o comportamento do consumidor indicam que mais de 60% analisam comentários de outras pessoas antes de uma decisão de compra.
Dessa forma, manter um espaço para avaliação de outros consumidores é um fator importante para melhorar a experiência do cliente da loja virtual. Esse espaço pode conter depoimentos de clientes, opiniões e avaliações dos produtos, quantidade de pessoas que já adquiriram aquela mercadoria, aval de especialistas e menções na mídia.
7. Frete gratuito, ofertas e brindes
Diante de uma grande diversidade de ofertas de lojas virtuais, os consumidores tendem a ser menos fiéis no ambiente online. Assim, é necessário cativá-los como for possível. Oferecer frete gratuito e descontos são alternativas para reter clientes, pois ter a percepção de que há vantagens em comprar em uma loja virtual é um importante fator emocional para quem procura por um produto.
Promessas sedutoras ou modelos de recompensas são grandes atrativos. Para conquistar consumidores, lojas virtuais podem recorrer a tíquetes de desconto para quem realizar a primeira compra ou descontos na aquisição de um segundo produto. Esses são estímulos para o consumidor ser convencido a finalizar a compra.
Já o frete gratuito é uma vantagem importante para atrair consumidores de outras regiões. Para evitar prejuízos com o envio do produto, muitas lojas optam por incorporar o valor mínimo do frete ao preço da mercadoria.
Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que o frete grátis foi apontado como fator motivacional para compra por 42,7% dos consumidores na Black Friday de 2016.
8. Imagens em alta resolução e informações detalhadas
Um fator que ainda leva muitas pessoas a optar pelas compras nas lojas físicas e hesitar no momento de consumir pela internet é a possibilidade de tocar o produto e experimentá-lo. Como isso não é proporcionado pela loja virtual, é importante que as imagens das mercadorias e as informações disponibilizadas transfiram ao consumidor a percepção de que a oferta corresponderá exatamente àquilo que ele receberá em sua casa.
As descrições dos produtos substituem o vendedor da loja física. Assim, elas devem ser detalhadas e precisas. As informações devem conter tamanho do produto, textura, peso, material utilizado para fabricação, cores e garantias. O que estiver escrito nesse espaço poderá influenciar diretamente na compra, portanto, o e-commerce pode criar um apelo emocional, mostrando que o produto trará de benefícios para a vida do consumidor.
Se o objetivo é criar interesse pela mercadoria, as imagens são fundamentais. Elas atuam como a primeira experiência do consumidor com aquele produto e devem estar sempre em alta resolução. Uma galeria de fotos e a possibilidade de utilizar zoom para conferir detalhes são imprescindíveis.
Claramente, ter uma boa apresentação de produtos é um ponto primordial para o site de um e-commerce. Esse é apenas um dos diversos pontos a serem observados, como pudemos ver. Na medida em que amplia seu negócio no ambiente online, o varejista deve estar sempre atento a oferecer boas experiências aos consumidores e, assim, enfrentar a forte concorrência e a diversidade de ofertas.
Para aumentar a satisfação de quem acessa sua loja virtual, conheça em detalhes como o carregamento do site pode influenciar nas vendas no e-commerce.