A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), publicada pelo Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que o acesso à internet pelo celular já ultrapassou o desktop.

Isso reflete diretamente no comportamento de compra dos usuários e, consequentemente, no modo como as lojas do varejo vão disponibilizar seus produtos ao público.

E você já está preparado para esse fenômeno? Quer ficar por dentro das principais práticas relacionadas à mobilidade no varejo? Então, não deixe de nos acompanhar neste post!

A mobilidade e o comportamento de consumo

Com o acesso fácil à rede por meio dos dispositivos móveis, o usuário tem agora uma fonte infindável de informações e usa isso a seu favor na hora de realizar uma compra.

Essa foi uma conclusão baseada em uma pesquisa divulgada pelo Think with Google. Segundo a pesquisa, 86% dos usuários de smartphones fazem pesquisa de compra no dispositivo.

E não é só em relação às compras. Você já deve ter percebido que estamos online o tempo todo. Nosso contato com a internet se dá o dia inteiro quando fazemos pesquisas rápidas, enviamos e recebemos mensagens, etc.

Só para se ter uma ideia, segundo a pesquisadora Mary Meeker, checamos nossos smartphones mais de 150 vezes por dia!

Então, observe alguns insights com base nesses estudos mencionados:

  • Os usuários fazem pesquisas sobre as compras no mobile para, então, concretizar suas compras no computador;
  • Quando vão às compras, o cliente já está muito bem informado sobre as características e o preço dos produtos, exigindo que as lojas físicas do varejo estejam bem preparadas e ofereçam uma boa experiência ao usuário.

Varejo mobile nos Estados Unidos

Para entender um pouco mais obre o comportamento do consumidor, vamos analisar alguns dados sobre o varejo americano, já que esse mercado é uma grande referência para outros países, inclusive para o Brasil.

Segundo o Pew Research Center:

  • 95% dos americanos possui algum tipo de celular;
  • 77% da população já tem um smartphone (em 2011 era 35%);
  • Um pouco mais de 10% dos americanos acessam a internet somente pelo smartphone.

Agora vamos mais a fundo por meio do Relatório Mundial de Consumidores Móveis de 2016, produzido pela Deloitte:

  • 40% dos usuários leva menos de 5 minutos após acordar para checar seus telefones;
  • 30% dos usuários verificam seus dispositivos 5 minutos antes de dormir;
  • 58% afirmam usar seus smartphones para navegar em um site ou aplicativo de compras — 38% fazem isso pelo menos 1 vez por semana;
  • 40% usam o telefone para pagar produtos;
  • 14% utilizam tecnologias no dispositivo móvel para realizar um pagamento na loja.

Essas pesquisas do mercado americano mostram que o mobile no varejo é uma tendência irreversível. Essas práticas tendem a se espalhar e se intensificar ao redor do mundo. Mas vamos nos concentrar agora no cenário brasileiro.

Mobilidade no varejo brasileiro

De acordo com uma pesquisa realizada pela Ipsos, encomendada pelo Mercado Pago.

  • 45% dos usuários entrevistados já realizam pagamentos por meio do seus smartphones — em 2014, eram 21% dos consumidores, ou seja, menos da metade;
  • 59% dessas transações se referem a compras de roupas e acessórios.

Ainda segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box: M-Commerce no Brasil:

  • 41% dos brasileiros com acesso à internet usaram seus smartphones para fazer uma compra em um app mobile.

A pesquisa Cenário do Mobile Commerce, produzida pela Criteo, revela que:

  • o mobile já representa 20% das compras no Brasil;
  • 60% de todas as compras passam pelo mobile em pelo menos um estágio do trajeto percorrido pelo usuário até a compra.

Percebeu o potencial de crescimento do uso de smartphone no varejo? Conheça então o que os grandes varejistas têm feito para acompanhar essa nova realidade!

A mobilidade no varejo

O comportamento do usuário nas plataformas mobile — por meio de aplicativos ou do navegador — reflete diretamente nas novas tendências do varejo. Observe as principais:

Sites responsivos

Os sites responsivos se adaptam ao layout de acordo com o tamanho da tela que o usuário está usando, mudando a posição e o tamanho de imagens, textos e menus, por exemplo

Essa é uma estratégia básica de mobilidade, uma vez que sites não responsivos são bem difíceis de serem usados. O conteúdo fica pequeno demais, e o usuário precisa usar o zoom e arrastar para enxergar direito. Assim, ele acaba abandonando o site.

Para a maioria das empresas, construir o site responsivo vai ser o pontapé inicial para atender as necessidades mobile do seu público.

Aplicativos

Sua loja já tem um aplicativo? Sua função é mais do que apenas ser uma plataforma de compras.

A loja pode usar o aplicativo para se comunicar com o cliente, fornecer informações sobre produtos, notificar sobre promoções personalizadas e exibir um painel para o acompanhamento de pedidos, montar um carrinho de compras, etc.

Um dos grandes trunfos desse sistema é que a publicidade pode ser mais bem direcionada. Por meio do marketing baseado na localização, as estratégias poderão apresentar uma taxa de conversão maior.

Beacons

Com a permissão do usuário, o smartphone recebe via Bluetooth dados sobre produtos e anúncios personalizados. Isso é possível por meio de beacons (ou balizas) — pontos de acesso wireless instalados na loja física.

Por meio desses dispositivos, é possível até mesmo realizar o pagamento imediato dos produtos usando o smartphone!

Isso evita que haja uma publicidade desatualizada nas lojas. Ao usar o smartphone dos usuários podem ser usados para exibir preços, como se fosse uma etiqueta digital. Dessa forma, os valores podem ser rapidamente modificados de acordo com as promoções e descontos.

Pagamentos Móveis

Serviços como o Apple Pay e o Android Pay permitem que o cliente facilmente realize o pagamento com o smartphone, sem a necessidade de carregar cartões de crédito e débito.

Apenas encostando o dispositivo móvel (que possua a tecnologia NFC) na maquininha POS instalada na loja, o cliente pode realizar a sua compra.

Caixas registradoras

Smartphones dos funcionários se tornam terminais de pagamento, de modo que os vendedores conseguem fechar as vendas rapidamente com os clientes, sem precisar ir ao caixa para completar a transação.

O assistente pessoal na loja

Por meio de smartphones, os funcionários da loja podem fornecer aos clientes uma experiência de compra mais completa, baseando suas recomendações no histórico do cliente.

E por que não usar esses dispositivos para apresentar produtos complementares à compra do usuário? Isso também é possível.

Não está na loja (estoque)

Na ausência do produto na loja, os vendedores podem rapidamente usar o smartphone para verificar o estoque de lojas parceiras e fazer encomendas, expandindo as opções de compra do cliente.

Uma nova forma de coletar e visualizar dados

O funcionário pode usar o smartphone para coletar e/ou visualizar dados do cliente. Essas informações serão muito úteis para adaptar as ofertas e aprimorar a experiência do usuário na loja.

Não há dúvidas de que a mobilidade no varejo não só aprimora o relacionamento do cliente com a empresa, mas também facilita os processos internos: pode significar a redução de custos com a mão de obra e o tempo de atendimento.

Gostou do post e deseja receber mais informações sobre como aprimorar a qualidade de atendimento na sua loja? Então, assine nossa newsletter agora mesmo!