A praticidade e a variedade de opções são fatores que fizeram rapidamente as compras online ganharem a confiança e a simpatia dos brasileiros. Principalmente durante e pós a pandemia, muitas coisas mudaram e a forma que se consome online mudou também, nova necessidades sugiram e conforme o mercado cresce diferentes perfis de cliente precisam ser atendidos. Uma parcela seguiu com receio de comprar online porque a falta da opção de poder experimentar e testar o produto antes, pesa na confiança do cliente. Pensando nisso, em conjunto com lives cada vez maiores no sentido de audiência e com essa demanda de serviço surgiu a solução do Live Commerce.

 

O Que É?

O Live Commerce que também é conhecido como live stream shopping, é uma junção entre transmissões ao vivo na internet e o comércio direto de uma loja. É um evento virtual que visa maximizar as vendas reunindo influenciadores ou artistas em plataformas de streaming, sendo essa uma forma de atingir um público-alvo específico.

O formato de venda durante uma transmissão não é novidade, vide os comerciais e canais de venda que vimos durante toda a vida na televisão, a diferença se mostra na praticidade que cada método desse apresenta. O live commerce apostando na interação com o cliente se mostra muito mais fácil na hora de efetivar a venda de fato, reduzindo para apenas alguns cliques o exercício da compra, sem a necessidade de um redirecionamento para o site da empresa.

Quando unido ao marketing de influência que é uma estratégia de marketing tendência para os próximos anos, esse método vira uma mistura de entretenimento com a apresentação de produtos, aumentando a interação com o cliente e o engajamento. Substituindo os números repetidos exaustivamente como nos outros formatos de vendas ao vivo, o Live Commerce pode com apenas a leitura de um qr code efetuar uma venda. Permitindo ainda um olhar mais aproximado do produto em virtude dessa vitrine virtual.

 

Por Que Apostar no Live Commerce?

Primeiramente a clara solução que essa estratégia trouxe que é a proximidade do cliente com o produto, muitas vezes deixamos de efetuar uma compra por dúvidas simples que são sanadas quando se tem um contato aproximado com o cliente. Isso traz uma confiança para o cliente, a essência do Live Commerce é trazer de volta o fator humano na experiência de compra online.

 

Vantagens Do Live Commerce

  • Maior engajamento: O contato direto com o cliente traz um engajamento maior do que um post comum, te faz interagir com mais pessoas aumentando assim a taxa de conversão.
  • Vendas instantâneas: Por oferecer uma mais longa exposição dos seus produtos em tempo real, em conjunto com o contato com o vendedor, as vendas são efetuadas em uma maior velocidade e praticidade.
  • Reconhecimento da marca: Com um contato mais direto e uma mensagem bem otimizada, a pessoa ao entrar na sua transmissão já conhece a cara da empresa e começa a criar uma relação de confiança.

 

Como Fazer Um Live Commerce

A fim de facilitar o processo, separamos alguns passos sobre como fazer um live commerce:

  • Público-Alvo: Para atrair e definir seu público para uma atividade de live commerce, é fundamental que você conheça bem seus gostos, anseios e que tipo de conteúdo eles consomem. É preciso entender seus padrões de consumo de conteúdo, horários em que costuma comprar e com quais tipos de influenciadores ele mais se identifica.

 

  • Encontre seu influenciador: Além dos seguidores que o influenciador agrega, eles serem próximos da área de atuação do produto é importante e faz com que sua estratégia seja mais assertiva. Mais uma vez é importante dizer que o influenciador não precisa ter milhões de seguidores para que sua estratégia seja eficaz, levando em consideração o seu público e o segmento, microinfluenciadores que tem de 10 a 100 mil seguidores podem ser eficazes para sua estratégia. O importante é a conexão com os hábitos e valores do seu público-alvo.

 

  • Plataforma de streaming: Com a variedade existente de plataformas capazes de fazer o live commerce, é crucial que você conheça as opções e quais delas são mais eficazes para sua demanda. A forma de consumo e a quantidade de cliques são fatores importantes para te fazer definir qual é a melhor plataforma para você.

 

  • Ofereça promoções e condições especiais: Uma vantagem importante desse contato direto com o cliente é a oportunidade de oferecer promoções especiais para atrair mais pessoas e fazer com que o ato da compra ocorra ali mesmo, ao vivo. Técnicas de venda já conhecidas como criar um senso de urgência e escassez, se fazem muito eficazes no live commerce.

 

  • Crie um roteiro assertivo: Apesar de se tratar de um evento ao vivo, é inteligente se traçar tópicos em formato de roteiro, para que o andamento da live seja mais fluído e correto para seu público-alvo. Coisas como os produtos a serem mostrados, as características do produto e as promoções pensadas são bons exemplos de informações a serem roteirizadas.

 

  • Estruturação: Para a prática dessa estratégia é preciso se estruturar em vários sentidos para que tudo ocorra bem, começando pela parte material, cenário, filmagem, iluminação, som e internet são básicos para garantir o desenvolvimento da sua live. Depois disso a estrutura precisa aparecer no site ou na sua plataforma de venda, esse tipo de fase que impacta diretamente a experiência do cliente é muito importante. E por fim a estrutura no seu estoque, a fim de evitar possíveis faltas é crucial ter sempre a consciência de estoque pois esse tipo de estratégia de marketing pode acarretar o acesso simultâneo de muitas pessoas no seu meio de venda.

 

Conclusão

Alguns especialistas dizem que o live commerce é a evolução do ecommerce, todos os gestores devem olhar com olhos diferentes a essa realidade que surge, o aumento na taxa de conversão é claro e esse formato de venda é cada vez mais realidade. Alguns negócios já têm 80% de suas vendas ligadas diretamente ao live commerce e como formato de vendas isso consolida cada vez mais essa realidade.