Quem tem um negócio sabe da importância de mensurar resultados. Este é um fator chave para o sucesso de qualquer estratégia. Contudo, no caso do marketing digital, lidar bem com as ferramentas nessa área é questão de sobrevivência. Afinal, temos a possibilidade de acompanhar as reações do público e, a partir daí, fazer os ajustes necessários.
Mais do que uma atuação pontual, o monitoramento das estratégias vai garantir que a empresa conheça cada vez melhor o seu público e, assim, consiga fazer uma abordagem mais personalizada. Não se iluda: o usuário das plataformas online é muito exigente e demanda personalização.
Você sabe quais métricas acompanhar e as ferramentas que pode empregar para executar esse trabalho? Este é o tema do artigo de hoje. Boa leitura e, na sequência, mãos à obra. Não deixe de aproveitar os recursos disponíveis para tornar suas estratégias mais certeiras!
Como mensurar resultados nas plataformas online?
A questão da mensuração é um dos principais diferenciais do marketing digital em relação ao modelo tradicional, uma vez que nas plataformas online é possível analisar o comportamento do público de forma bastante precisa.
Na prática, com o uso das ferramentas adequadas — e existem várias delas, inclusive gratuitas na internet — conseguimos saber quem viu o site da empresa, quanto tempo a pessoa permaneceu no endereço e temos como saber até mesmo o que o usuário fez depois de sair da página.
Seguindo no exemplo do site, para ficar apenas num dos canais, vale o registro de que é bem simples acessar esse tipo de informação. Basta usar as chamadas ferramentas de web analytics.
Por que devemos investir em mensuração?
Nos próximos tópicos vamos falar mais sobre o Google Analytics, mas por ora anote aí: quanto mais familiaridade com o monitoramento, mais aprendizados a marca adquire. E o resultado disso é o emprego mais apropriado dos recursos, ou seja, verbas otimizadas.
Se detectamos as estratégias que dão mais resultados, temos como intensificá-las. E o inverso também funciona. Se o post no Facebook não gerou engajamento, por que insistir na estratégia?
Fique atento: citamos o caso dos sites, porém esse tipo de monitoramento é válido também para as campanhas de links patrocinados, posts e anúncios nas redes sociais e campanhas de e-mail marketing.
É a partir desse tipo de mensuração que entendemos melhor o comportamento do público e, principalmente, conseguimos refinar as iniciativas, aproveitando, por exemplo, as inúmeras oportunidades de segmentação das campanhas.
Quais métricas são imprescindíveis?
Para ter uma estratégia bem-sucedida, é importante definir, de antemão, quais são os KPIs — Key Performance Indicators — mais relevantes para o negócio. É a partir deles que a empresa vai conseguir extrair informações efetivas.
Cada empresa deve tomar essa decisão com base nos objetivos traçados para cada ação, porém é muito difícil deixar de fora:
1. Engajamento
Especialmente importante para as redes sociais, este indicador vai mostrar o nível de envolvimento obtido com o público. Para calcular o índice, basta uma conta simples: divida o número de visitas recebidas na página pelo número de visitantes que estabeleceram algum tipo de interação com o conteúdo.
Fique atento: se a página tem alto alcance, ou seja, muitos visitantes, mas baixo engajamento, algo está errado, porque a abordagem não está sendo efetiva.
Lembre-se que engajamento pode ajudar muito na sua estratégia. O Google leva em conta a popularidade do site para fazer o ranqueamento e o mesmo ocorre com o Facebook. Quanto mais interações, mais chances de o conteúdo ser exibido.
2. Alcance
Esse tipo de métrica vale para todas as mídias, não apenas para as plataformas online. É ela quem dá a eficácia da sua programação, permite avaliar quem foi exposto à sua mensagem.
Para mensurar esse resultado, temos que avaliar os dados básicos sobre impressões, tráfego no site e/ou seguidores nas redes sociais.
Atenção: procure sempre relacionar este dado com outras informações, porque o número isolado não diz muita coisa sobre a campanha.
3. Lead
Saber que o conteúdo foi visto é bom, porém nada é mais importante do que entender a qualidade daquele contato. É nesse contexto que a quantidade de lead ganha relevância. Nesse caso, o principal é entender se a pessoa alcançada tem interesse na marca. O objetivo de qualquer estratégia é chegar nesse resultado, oferecer a mensagem para quem tem mais chances de se tornar um cliente, correto?
Nas mídias sociais, lembre-se de que estamos falando de canais propícios para nos aproximarmos do público e, a partir da interação, verificar se aquela pessoa tem como evoluir de visitante para lead.
4. Clientes
Sem dúvida, este é um dos indicadores mais importantes para o marketing digital. Ao avaliar o número de clientes conseguidos com determinada ação, a empresa tem em mãos uma valiosa informação para otimizar os recursos.
E, quando entramos nesse terreno, vamos conseguir chegar em outras métricas igualmente importantes para o negócio, como a mensuração sobre o custo de aquisição de clientes e, ainda mais importante, o ROI. Ou seja, quanto daquele investimento retornou para a empresa.
Em um cenário ideal, lembre-se de que o mais indicado é combinar diferentes KPIs. Esse é o caminho para se aprimorar as estratégias, otimizar as verbas e, com isso, aumentar os resultados obtidos nas plataformas online.
Quais ferramentas devem ser usadas?
Google Analytics
É a partir do uso dessa ferramenta que vamos avaliar a quantidade de visitas do site, como as pessoas chegaram até o endereço, como foi a navegação etc. Há muita informação disponível nos relatórios do Google Analytics.
Como acessá-las? Basta instalar o código no seu site para ter uma excelente visão sobre o comportamento do público durante a navegação.
Google AdWords
Os relatórios da plataforma vão indicar exatamente o que aconteceu com as suas campanhas de links patrocinados. Detalhe importante: é possível controlar a campanha em tempo real, sabendo exatamente quem viu o anúncio e interagiu com ele.
Redes sociais
Há várias ferramentas específicas para o monitoramento das redes sociais, além, claro, dos relatórios que podem ser obtidos nas próprias plataformas. A decisão de qual usar vai depender da verba disponível e do volume. Não deixe de analisar:
- Alertas do Google. É básica, mas serve para monitorar nomes, frases e palavras-chaves. Basta ter uma conta no Google e um endereço no Gmail para usá-la.
- Hootsuite. Uma das mais usadas pelo mercado, oferece uma boa cobertura para redes sociais, blogs etc. Com a versão gratuita, você consegue acompanhar até três redes de forma simultânea.
- Cyfe. O dashboard é um dos destaques, porque oferece possibilidades de customização para dados e métricas, envolvendo diversas redes sociais.
- Seekr Alerts, Search e Medi.as. Uma das vantagens, nesse caso, é que a empresa pode concentrar as contas de Twitter, Facebook, Instagram e e-mail.
- IceRocket. Uma das mais completas, faz o monitoramento das redes sociais e permite um bom acompanhamento dos blogs.
Para não errar ao mensurar resultados das suas estratégias online, é preciso tomar alguns cuidados. Primeiro, se tiver um parceiro na área de comunicação, garanta que o contrato especifique como será feito o acompanhamento dos resultados.
Segundo, não deixe de incluir no seu planejamento quem será responsável pelo acompanhamento dessas informações. Critérios e regras claras são fundamentais para que haja a devida atualização e um uso mais inteligente dos dados.
Gostou do artigo? Entendeu melhor como funciona a mensuração de resultados no ambiente online? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades nessa área.
[…] ute tool boxes melbourne tool boxes come in various sizes, styles, and configurations, allowing users to choose the best fit […]
mzplay
[…]please stop by the internet sites we follow, including this a single, because it represents our picks from the web[…]
wix seo expert
[…]please pay a visit to the websites we comply with, which includes this one particular, as it represents our picks through the web[…]
dog collar chanel
[…]please check out the web-sites we follow, including this one, because it represents our picks through the web[…]
de zaragoza
[…]just beneath, are many absolutely not associated web sites to ours, nevertheless, they may be certainly really worth going over[…]
izcalli
[…]usually posts some extremely exciting stuff like this. If you are new to this site[…]
cheap sex cams
[…]the time to study or pay a visit to the content or web sites we’ve linked to beneath the[…]
live sex webcams
[…]that could be the finish of this report. Right here you will obtain some sites that we consider you will value, just click the links over[…]
live sex shows
[…]one of our guests just lately encouraged the following website[…]
sex cams
[…]Wonderful story, reckoned we could combine some unrelated data, nonetheless genuinely worth taking a search, whoa did 1 understand about Mid East has got a lot more problerms also […]
cheap sex cams
[…]check below, are some absolutely unrelated web-sites to ours, nevertheless, they are most trustworthy sources that we use[…]
free webcam girls
[…]very couple of web sites that transpire to become in depth beneath, from our point of view are undoubtedly very well worth checking out[…]
massachusetts boston terriers
[…]just beneath, are numerous totally not related internet sites to ours, even so, they are surely really worth going over[…]
french bulldog texas
[…]here are some hyperlinks to web sites that we link to for the reason that we believe they are really worth visiting[…]
floodle
[…]the time to read or pay a visit to the content material or web-sites we’ve linked to below the[…]
registry dog
[…]The information mentioned within the post are some of the most effective out there […]
french bulldog near me for sale
[…]Wonderful story, reckoned we could combine a handful of unrelated data, nonetheless really worth taking a look, whoa did one understand about Mid East has got more problerms as well […]
fertility acupuncture nj
[…]Here are some of the web sites we advocate for our visitors[…]
Como mensurar seus resultados com o Marketing de Conteúdo? – SceWeb Digital Marketing
http://onliner.us/2024/02/11/the-generator-authority-sales-repair-and-service-experts-3/
culiacan clima
[…]The facts mentioned in the write-up are a number of the very best out there […]
cuautitlan izcalli clima
[…]please take a look at the sites we stick to, including this one particular, as it represents our picks in the web[…]
atizapán de zaragoza clima
[…]Here are several of the web sites we advise for our visitors[…]
clima en chimalhuacan
[…]always a huge fan of linking to bloggers that I enjoy but dont get a lot of link like from[…]
clima en chimalhuacan
[…]always a large fan of linking to bloggers that I like but do not get lots of link really like from[…]
clima en chimalhuacan
[…]although web sites we backlink to beneath are considerably not associated to ours, we feel they’re really worth a go by means of, so possess a look[…]
cuautitlan izcalli clima
[…]usually posts some pretty intriguing stuff like this. If youre new to this site[…]
atizapán de zaragoza clima
[…]we like to honor many other online web sites around the net, even though they arent linked to us, by linking to them. Below are some webpages really worth checking out[…]
liz kerr
[…]we prefer to honor several other internet sites on the web, even when they arent linked to us, by linking to them. Underneath are some webpages really worth checking out[…]
Como mensurar seus resultados com o Marketing de Conteúdo? – SceWeb Digital Marketing
http://www.cbsconservation.co.uk/?URL=https://cheapcamshows.com/
cuautitlan izcalli clima
[…]we prefer to honor many other internet web-sites around the internet, even though they arent linked to us, by linking to them. Below are some webpages worth checking out[…]
clima en chimalhuacan
[…]although internet sites we backlink to beneath are considerably not connected to ours, we really feel they are basically really worth a go by way of, so possess a look[…]
surrogacy mexico cost
[…]Wonderful story, reckoned we could combine a few unrelated data, nonetheless actually really worth taking a search, whoa did a single learn about Mid East has got additional problerms as well […]
Bentley
[…]the time to study or visit the material or web pages we’ve linked to beneath the[…]
Schneider
[…]just beneath, are numerous completely not connected web-sites to ours, nonetheless, they’re certainly worth going over[…]
french bulldogs puppies for sale in texas
[…]that will be the end of this report. Here you will obtain some websites that we believe you will value, just click the hyperlinks over[…]
Como mensurar seus resultados com o Marketing de Conteúdo? – SceWeb Digital Marketing
https://ttravel.az/azərbaycan-haqqinda-faktlar/?lang=en