Benefícios do Marketing Digital
Na disputa por espaço no mercado varejista, as empresas que ignoram os benefícios do marketing digital e a necessidade de investimentos nos meios digitais veem ser ameaçada a sua capacidade competitiva. Mais de 100 milhões de brasileiros acessam a internet atualmente e as compras online já superaram as realizadas em lojas físicas.
Para alimentar sua presença online e atrair mais consumidores em canais digitais, as empresas podem recorrer ao marketing digital para o varejo. Essa estratégia permite vários benefícios para que os varejistas ampliem seu potencial de vendas e aprimorem o relacionamento com clientes.
Embora possa ser o objetivo principal de uma estratégia no varejo, o aumento de vendas não é o único benefício imediato proporcionado pelo marketing digital. Empresas que recorrem a essa ferramenta constroem laços mais fortes com clientes e aumentam sua capacidade de fidelização, fortalecem sua presença online e têm maior precisão na análise de resultados.
Mensuração de resultados
Um dos principais diferenciais do marketing digital em relação às estratégias tradicionais está na possibilidade de análise de resultados. Caso um varejista decida recorrer a um outdoor, por exemplo, como ele será capaz de identificar quantos clientes foram até a sua loja por causa daquela peça? Como poderá ser feito o cálculo entre as vendas proporcionadas por aquele outdoor e o investimento que foi realizado?
No marketing digital, a análise de desempenho de cada campanha realizada pode ser feita em tempo real. Assim, é possível identificar o quanto cada ação está impactando nos resultados de sua empresa e corrigir erros de estratégia rapidamente. Caso um banner esteja gerando menos cliques do que o esperado, o varejista poderá trocá-lo imediatamente e testar novas alternativas para atrair mais clientes, o que não seria possível com o outdoor citado no exemplo anterior.
A mensuração de resultados pode ser feita para analisar cada estratégia adotada. O ROI (retorno sobre investimento) é analisado para identificar o sucesso em anúncios em redes sociais, em ações de e-mail marketing, estratégias de marketing de conteúdo ou qualquer outra alternativa que seja adotada pelo varejista no meio digital.
Respeito à jornada do consumidor
Quando o assunto é conquistar a confiança do cliente, o marketing digital tem larga vantagem sobre as estratégias tradicionais de publicidade. Isso é consequência de ações que visam entregar valor ao consumidor e mostrar que a marca pode auxiliá-lo na resolução de seus problemas. Afinal, as pessoas compram de empresas que gostam e com as quais se engajam.
Uma das estratégias mais eficientes nesse ponto é o marketing de conteúdo. Enquanto a publicidade tradicional é invasiva e busca oferecer produtos aos consumidores independentemente do momento em que eles se encontram, o marketing de conteúdo respeita a jornada do cliente, que será atingido quando quiser algum tipo de auxílio. O objetivo é atrair consumidores e aumentar a rede de potenciais clientes por meio da criação de conteúdo valioso e relevante. Em vez de falar do produto, as mensagens focam nos reais interesses do cliente.
Atualmente, há um grande leque de ofertas que possibilitam que os consumidores façam escolhas. Hoje, o marketing é focado em engajamento e percepção positiva de marca. As ações visam ajudar o cliente a solucionar suas dúvidas e criar identificação com as empresas, sem forçá-lo a consumir.
Dessa forma, esse cliente é atraído e não sente o incômodo gerado por anúncios invasivos, como pop-ups que “saltam” na tela durante a navegação por um site. Inclusive, a publicidade intrusiva será punida pelo Google e sites que permitirem “anúncios chatos” serão penalizados nos resultados das buscas.
Conhecimento do público-alvo e segmentação
Outro benefício do marketing digital para o varejo é a possibilidade de conhecer melhor os clientes e atingir níveis de segmentação que não são alcançados em outros veículos. Se o varejista quer vender mais, não é importante que ele conheça bem quem são seus consumidores?
Todas as vezes em que um consumidor interage com uma ação de marketing digital, a empresa consegue colher informações sobre ele. Assim, é possível criar estratégias específicas e mais eficientes. Essa é uma grande vantagem em relação a custos com divulgação e o investimento em anúncios feitos por varejistas.
Com o marketing digital, é possível direcionar o anúncio para o público-alvo específico, segmentando por interesses, características comportamentais ou localização geográfica e faixa etária. É ainda possível escolher o período do dia em que a divulgação da oferta será feita. Dessa forma, o orçamento para marketing é gasto com clientes com alto potencial de conversão de vendas.
A utilização de dados dos clientes impede que as estratégias sejam criadas com base em suposições. As mensagens são feitas de acordo com as características do público e divulgadas em canais que ele utiliza. É evitado o desperdício de dinheiro com campanhas que não são capazes de atingir os consumidores.
Ofertas de produtos com menor apelo
Quando o espaço é limitado, os varejistas tendem a dar mais atenção para a divulgação de produtos com grande apelo e alto potencial de vendas. Assim, aqueles que são destinados para nichos específicos tendem a ficar escondidos. Esse é um cenário que é contornado com o marketing digital.
No ambiente online, o espaço para divulgação de produtos é infinito e os varejistas podem explorar o conceito da cauda longa. Além de terem muitas vendas concentradas em poucos produtos, é possível aumentar a margem de lucro com o comércio de muitas mercadorias em pequenas quantidades.
Para explorar melhor essa alternativa, varejistas podem estimular os consumidores a comprar produtos que complementam a mercadoria pela qual inicialmente tinham interesse. Isso pode ser feito com ofertas relacionadas na própria loja virtual ou com o envio de e-mails que sugiram compras de produtos que estejam relacionados de alguma forma com aquele que já foi adquirido.
Independentemente da forma como serão ofertados os produtos, recorrer ao marketing digital para o varejo é uma ótima forma de fortalecer a marca no ambiente online. As empresas do setor devem focar em ter sites que prezem por uma boa experiência para o usuário, com informações claras. O uso de blogs é um bom mecanismo para fornecer conteúdo relevante para os potenciais clientes e aumentar a base de consumidores.
Toda estratégia de marketing digital deve ser voltada para ampliar receitas. Quais ações têm sido utilizadas pela sua empresa? Deixe seu comentário!