Ter uma presença online é muito mais do que um site e perfis em redes sociais. A visibilidade digital não se resume apenas a permitir que usuários da internet e pessoas interessadas no seu negócio acessem os dados de contato, a descrição dos serviços e produtos que sua empresa oferece ou as atividades e notícias relacionadas à ela. Mais do que se tornar visto e conhecido, é importante se preocupar com a maneira como sua marca ou organização se posiciona no universo digital. Isso porque os consumidores estão empoderados e podem ser potenciais defensores da sua marca ou empresa.

Uma forma de fortalecer a presença online do seu negócio é traçar estratégias para mostrar a credibilidade e relevância da marca nos meios digitais. Em momentos de instabilidade econômica, as empresas devem estar ainda mais atentas em planejar ações para aumentar a presença na web. O marketing digital e a publicidade online são opções de baixo custo e alto retorno para os negócios e ainda facilitam a mensuração de desempenho dos esforços para elevar essa presença.

Apesar do agravamento da recessão econômica dos Estados Unidos em 2008, o país gastou 14% a mais em publicidade e marketing online no primeiro trimestre daquele ano em relação ao mesmo período de 2007, principalmente por ter percebido a importância da visibilidade digital. Para te ajudar a seguir essa tendência e ter mais sucesso, reunimos aqui algumas dicas para ajudar a aumentar a presença online do seu negócio.

Público-alvo

Antes de tudo, é preciso conhecer o público-alvo da sua empresa. Entender os clientes, suas preferências, hábitos e principalmente seu comportamento na internet é muito importante. Quanto mais informações detalhadas sua empresa tiver sobre o consumidor que quer alcançar, melhor será a comunicação, as chances de agradá-lo, conquistar a confiança e engajá-lo.

A partir desse estudo, fica mais fácil saber com quem e como falar. Vale lembrar da importância de analisar também as ações da concorrência na internet e compreender como ele trata o seu público, quais os pontos positivos e negativos de como eles lidam com seus potenciais clientes, se investem em publicidade, se são presentes nas redes sociais e quais assuntos publicam, entre outros pontos. Tudo isso vai orientar melhor a criação da visibilidade digital da sua empresa.

Conteúdo

Depois de mapear o público-alvo que precisa atingir, é preciso produzir conteúdo online direcionado para esse perfil. O conteúdo deve ser rico e estratégico, pois é ele que vai atrair, encantar, engajar e fidelizar o cliente, ou seja, ele estará presente em toda a jornada do cliente. Além disso, ele deve ser o espelho da personalidade e do posicionamento da sua empresa ou marca. É importante oferecer um conteúdo diferenciado, convidativo, com abordagens táticas, informações interessantes, claras e capazes de solucionar problemas e responder dúvidas dos consumidores, além de personalizadas, de acordo com o perfil dos clientes.

O objetivo é produzir conteúdo de qualidade no site, nas redes sociais ou na newsletter. É a partir do conteúdo que sua empresa pode ser tornar autoridade no assunto no ambiente online, gerando uma relação de gratidão e confiança com o cliente. Vale lembrar ainda da importância de inovar no que diz respeito aos formatos dos conteúdos — escrito, vídeo, imagem, e-book, infográfico, webinar, dentre outros — para melhorar o posicionamento digital e de usar técnicas de SEO e palavras-chave para performar melhor nos mecanismos de buscas.

Relacionamento e engajamento

Para fortalecer a presença online do seu negócio é preciso distribuir esse conteúdo no site da empresa, criar um blog, usá-lo na newsletter e estar presente nas redes sociais que o seu público certamente estará — Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube. A ideia é produzir conteúdo de acordo com as características e especificidades de cada meio e rede social.

As publicações nas redes sociais são uma ótima opção para aumentar a visibilidade online do negócio, já que elas possuem um alcance enorme, propiciando melhor relacionamento e engajamento entre a empresa e o cliente. Conteúdos que agregam valor vão estimular ainda o compartilhamento das informações pelos clientes, o que vai ajudar a expandir o acompanhamento das publicações.

Já a criação de um blog vai ajudar a estabelecer um diálogo direto com os clientes, a partir das postagens de artigos que podem gerar comentários dos clientes e retornos da sua empresa. Além disso, o blog vai referenciar melhor o site corporativo se forem produzidos artigos com atualização regular. Quanto mais conteúdo, mais tráfego e, consequentemente, mais clientes.

Lembre-se sempre de incentivar a interação nos conteúdos.

Posicionamento e branding

O posicionamento da marca ou empresa deve estar diretamente ligado ao público que você precisa atingir. Todos os conteúdos e ações no ambiente online devem estar alinhados para que os consumidores tenham uma percepção única e personalizada da marca ou da empresa — o que chamamos de branding.

Sendo assim, o branding é ter coerência e uniformidade em todos os canais de contatos, seja no site, blog, mídias sociais, anúncios, newsletters, e-mail marketing e apresentações. É importante que a linguagem usada e a estratégia estejam em sintonia com os objetivos e valores da empresa em todo o ambiente digital.

Não é porque sua empresa está em vários canais digitais, que ela terá múltiplas personalidades, não é? Os conteúdos devem estar integrados no mesmo discurso.

Monitoramento

O monitoramento também é uma maneira de aumentar a presença online da sua empresa. Isso porque todos os canais online possibilitam a extração de dados e estatísticas de precisão que devem ser usados para controlar as ações e interações entre a empresa e o consumidor no ambiente online.

Quantos clientes visitam e interagem em cada meio digital da sua empresa, quanto tempo eles permanecem em um conteúdo ou analisando um produto, quantas vezes eles retornam ao seu site, blog ou rede social e em quais horários são alguns exemplos de informações preciosas que vão ajudar a potencializar as estratégias para melhorar sua reputação e visibilidade nos ambientes online. É muito importante acompanhar as métricas e analisar se as estratégias estão dando bons resultados ou se precisam ser ajustadas.

A migração do consumidor para os meios sociais não é mais uma tendência e sim uma realidade. No Brasil, a previsão é que os gastos com publicidade na internet superem a televisão em 2017, de acordo com pesquisa da ZenithOptimedia, gigante francesa da propaganda Publicis. Comece a planejar ações para aumentar a presença online da sua empresa.

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