A internet é um ambiente bastante fértil para o surgimento e o desenvolvimento de lojas virtuais. Cada vez mais as pessoas se sentem confortáveis para fazer boa parte das suas compras online, e as opções de e-commerce continuam se especializando. Para você que quer abrir loja virtual, isso tudo representa um conjunto de vantagens bem atraente. Mas, para ter sucesso, é preciso tomar as decisões certas.

É muito fácil comprometer todos os planos da sua loja virtual com algumas escolhas erradas, que são determinantes para afastar clientes e manchar a imagem da sua empresa. Para que isso não aconteça, reunimos os principais deslizes que você precisa evitar ao trabalhar com um e-commerce.

Veja, a seguir, 5 erros que você não deve cometer:

1. Plataforma errada

Ao decidir abrir loja virtual, uma das escolhas mais importantes a serem feitas nesta etapa inicial é a da plataforma a ser utilizada.

Existem diversos sistemas de e-commerce disponíveis que podem trazer a combinação de recursos buscada por você. Avalie as funcionalidades de cada um e busque depoimentos de quem os utiliza para ter uma noção real de suas capacidades. Trata-se de um dos passos essenciais da área tecnológica do seu e-commerce, então não se apresse.

2. Atendimento ruim

Por mais que todos os outros elementos do seu e-commerce estejam adequados, de nada adiantará se o atendimento ao cliente é ruim. Conte com um time de profissionais capacitados para resolver qualquer problema que possa surgir antes, durante ou depois de uma compra.

Aliás, é por meio de um pós-venda de qualidade que você consegue fidelizar os consumidores de uma maneira bem eficiente. Vale a pena contar com diversos canais de atendimento, desde telefone até chat.

3. Baixa diversidade de produtos

Nenhuma loja tem sucesso sem uma boa variedade de produtos. Lembre-se de que todo tipo de usuário pode chegar ao seu e-commerce por meio de sites de buscas, portanto diversidade é sempre positivo.

Ao abrir loja virtual, tenha em mente que oferecer múltiplas possibilidades aos seus clientes aumenta as suas chances de fechar negócio, pois isso te destacará de comércios similares.

4. Processos complicados

Não faz sentido colocar cada vez mais barreiras entre o seu cliente e o produto que ele deseja comprar, não é? Então está na hora de rever os seus formulários de registro e repensar o tamanho e a complexidade de alguns deles.

Ao abrir loja virtual, é necessário que o seu processo de cadastro seja simples e rápido, sem chances de frustrar seu visitante. Busque tornar a experiência dos seus usuários a melhor possível. Isso certamente vai alavancar suas vendas.

5. Busca ineficaz

Um bom sistema de pesquisas é essencial para qualquer loja virtual conduzir seus consumidores até os produtos que estão procurando. Portanto, certifique-se de que a busca do seu site está funcionando adequadamente.

Para isso dar certo, também é necessário que as suas páginas internas possuam os títulos corretos e descrições adequadas, que possam ser encontradas com facilidade pelo cliente durante as pesquisas.

Quem vai abrir loja virtual deve ficar atento a uma série de erros bastante recorrentes, que podem comprometer o sucesso de todo o negócio. Felizmente, são de simples solução, bastando apenas a abordagem correta e uma parceria que proporcione os melhores mecanismos para acertar.

É por isso que recomendamos entrar em contato com a SCE, que possui os serviços ideais para potencializar seu e-commerce. Acesse o site e saiba mais!