O e-commerce sofreu uma explosão desde o início da última década. Somente em 2015, foram cerca de Us$ 11 bilhões de dólares em faturamento para o setor e a expectativa, segundo um estudo da consultoria Bain & Company, é que ele continue crescendo a uma taxa de 11% ao ano até 2019.

Mas expandir um negócio para a internet não é um projeto tão simples e para que dê certo é preciso garantir que sua loja virtual estará hospedada em um ambiente seguro. É aí que entra a chamada plataforma SaaS, sistema que serve para receber e organizar os dados do seu e-commerce.

Quer saber mais sobre como funciona essa plataforma e quais os benefícios ela pode trazer para seu negócio? Acompanhe conosco!

Afinal, o que é uma plataforma Saas?

O termo SaaS vem do inglês Software as a Service, que quer dizer, em uma tradução literal, software como um serviço. Isso quer dizer que, ao contratar uma empresa de tecnologia para desenvolver seu e-commerce em uma plataforma SaaS você estará pagando pelo serviço que ela disponibilizará e não pelo produto.

Para você entender melhor como isso funciona, imagine que você precise de um equipamento X para realizar um serviço. Se você compra o equipamento, você pagará um montante alto logo de cara pelo produto e qualquer custo futuro com manutenção ou melhoria no equipamento deverá sair do seu bolso.

Já se você aluga este mesmo equipamento, você estará pagando um preço fixo mensal para utilizá-lo, ou seja, você paga pelo serviço que o equipamento realiza e a empresa com quem você fez o aluguel deverá garantir que ele esteja sempre em funcionamento e em suas melhores condições.

A plataforma SaaS funciona da mesma maneira de um aluguel: você pagará um valor mensal ao fornecedor contratado pelo desenvolvimento e pela hospedagem do seu e-commerce, sendo que é responsabilidade dele que o sistema esteja sempre rodando e atualizado. E agora, você se pergunta…

Será que vale a pena pagar por uma plataforma SaaS?

E a resposta é que sim, vale muito! Essa alternativa permite às empresas economizar tempo, dinheiro e ainda diminuir a preocupação com a infraestrutura de TI. Como?

Utilizando a infraestrutura do fornecedor

Por meio de planos mensais com um custo bem acessível, no SaaS você suaviza o consumo de recursos, já que não precisa investir em equipamentos e infraestrutura de TI para que o sistema funcione. Isso porque você utilizará pelos recursos do fornecedor, que será responsável por hospedar sua loja virtual.

Facilitando a implantação e operação

O desenvolvimento do seu e-commerce por meio de uma plataforma SaaS funciona de uma forma simples e rápida.

Além disso, depois de pronta, a plataforma é bem simples de operar, facilitando o cadastro de novos produtos e a otimização do site por meio de técnicas de SEO (Search Engine Optimization) — muito importantes para melhorar seu rankeamento no Google.

Garantindo segurança da informação

Em uma loja virtual, você lidará com dados sensíveis dos seus clientes a todo momento. E uma das coisas que eles levam mais em conta na hora de comprar online é a segurança da loja onde estão fazendo a compra.

Com uma plataforma SaaS é possível contar com protocolos de criptografia que fornecem acesso remoto seguro, vigilância e backup regular.

Assegurando flexibilidade para crescer

As plataformas SaaS são flexíveis e escalonáveis. Sendo assim, podem oferecer desde recursos básicos até os mais complexos para um e-commerce. Isso significa que se o seu negócio começar a crescer, você poderá demandar o acréscimo de ferramentas que auxiliem em uma operação mais robusta e suportem esse crescimento.

Agora que você já sabe qual plataforma escolher para seu e-commerce, leia também nosso post sobre lojas físicas e lojas virtuais e saiba como aproveitar o melhor dos dois modelos!