Loja Física e Loja virtual: Poder comprar qualquer produto sem precisar sair de casa sempre foi um desejo do ser humano. Só para se ter uma ideia, a gente ainda nem sabia o que era eletricidade quando algumas lojas já vendiam seus produtos por meio de catálogos que chegavam pelo correio. E isso sem falar do Minitel, um sistema desenvolvido na França, em 1982, que conectava alguns computadores on-line para receber o pedido de milhares de usuários por telefone.

Hoje já é uma realidade: a melhor maneira de comprar algum produto sem pôr os pés na rua é nos e-commerces. Mas será que as compras da loja física e loja virtual são tão diferentes assim? Será que existe alguma maneira de o empreendedor aproveitar os dois modelos para faturar ainda mais? São essas e outras perguntas que vamos responder neste post. Confira!

Loja física

Vantagens

  • Mais segurança nas vendas por crédito: teoricamente, não basta apenas apresentar o cartão, é preciso que o cliente também mostre a identidade assine durante a compra.
  • Velocidade para receber o produto: não é preciso esperar pelo envio do produto pelo correio.
  • Aspectos sensoriais: nas lojas físicas, o cliente pode tocar e experimentar o produto antes de levar.

Desvantagens

  • Limitações de espaço: vai vender vários produtos? Então é preciso ter espaço para armazená-los e mostrá-los aos clientes.
  • Quantidade limitada de produtos: a quantidade de produtos que você pode vender é limitada ao tamanho da sua loja.
  • A análise de resultados não é tão abrangente quanto a on-line: a análise de resultados aqui só leva em conta os dados de pessoas que entraram na sua loja e realizaram uma compra ou das que foram contabilizadas por algum atendente.

Loja virtual

Vantagens

  • Compra feita de qualquer lugar : de casa, do trabalho, da rua e até de cidades onde não existem lojas é possível comprar pela web.
  • Não é preciso ter uma loja física: ainda que seja preciso estocar o produto em algum lugar, é possível montar uma loja virtual usando apenas o estoque de terceiros.
  • Melhor análise de resultados para tomadas de decisões: quem comprou, quem não comprou, quem viu um anúncio: tudo isso pode ser contabilizado on-line, além de outras informações como idade dos visitantes, região e sexo.

Desvantagens

  • Não é possível experimentar o produto antes de comprar: vai comprar uma roupa? Então espere ela chegar para experimentar.
  • Não há o auxílio de um vendedor: o sistema de venda tem que ser bem interativo aqui, já que não existe a ajuda de um vendedor físico.
  • Se o seu preço não for o melhor, fica mais fácil perder o cliente: na internet, o seu concorrente está a um clique de distância.

Integrando a loja física e loja virtual

Veja como tirar o melhor proveito desses dois formatos e fazê-las trabalharem em conjunto:

Resgate na loja

Muitas marcas dão a opção de o cliente comprar on-line e retirar o produto em uma de suas lojas físicas. Assim não é cobrado o frete.

Automação comercial

Com sistemas de automação comercial é possível controlar o que é vendido on-line e off-line, fazendo com que a logística dos dois modelos funcione sem problemas para o dono do negócio.

ROPO: procura on-line, compra off-line

Uma pesquisa realizada pelo Google já mostrou que 38% das pessoas conectadas à web tendem a fazer alguma pesquisa por preço antes de efetuar a compra em uma loja física. Um hábito que pode ser identificado como ROPO (research online, purchase offline). Outro detalhe da pesquisa? A cada 1 dólar gasto nos e-commerces, as lojas físicas também podem lucrar quase o mesmo tanto off-line, com cartões de desconto e promoções.

Viu só como é possível aproveitar sua loja física e loja virtual? Pois agora que você já sabe como fazer isso, que tal colocar logo as mãos na massa?

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