Negócios pela internet estão cada vez mais difundidos na rotina de compra dos consumidores e, devido ao aumento da concorrência, surgem novos critérios que tornam algumas lojas virtuais mais relevantes que as outras.
Se você já é um empreendedor digital ou pretende ingressar nesse universo de oportunidades, é muito importante estar alinhado com esses critérios para não ficar para trás! A experiência de navegação em um e-commerce está diretamente relacionada com a performance das vendas.
Se você pretende se tornar um grande player do mercado, é importante ir além de conceitos estratégicos de negócio e se fixar em alguns conceitos mais técnicos, como a velocidade de carregamento do site.
Como o tempo de carregamento do site influencia as vendas no e-commerce?
Recentemente, a Kiss Metrics disponibilizou uma pesquisa onde mostra que 47% dos consumidores esperam que a página de um site carregue totalmente em 2 segundos ou menos, se possível. E 40% acabam deixando um site que leva mais do que 3 segundos para carregar.
A demora no tempo de carregamento de um site comum é um grande motivo para ter a sua estrutura repensada, pois influencia em uma alta taxa de rejeição. Mas, quando se trata de um e-commerce, este problema resulta em alguns assuntos muito mais sérios, como a formação de clientes detratores (que pioram o seu NPS), o estímulo à desconfiança dos visitantes e, o pior de todos: a temida queda nas vendas.
A pesquisa ainda mostra que 79% dos usuários que se mostraram insatisfeitos com a performance do e-commerce são menos propensos a comprar do mesmo site novamente. Além disso, 44% dos compradores irão comentar com seus amigos sobre a experiência ruim que tiveram.
Como o tempo de carregamento influencia o ranqueamento da página?
Os buscadores, em especial, o Google, têm em suas estratégias um forte apelo que prioriza a experiência de navegação dos usuários. Com o tempo de carregamento do site não é diferente!
O Google utiliza o tempo de carregamento das páginas do seu e-commerce como fator de ranqueamento, ou seja, para dar mais ou menos prioridade na posição dos links do seu site no buscador. E, como sabemos, melhor ranqueamento = mais acessos = mais vendas!
Para deixar o seu site bem resolvido nesse aspecto, o próprio Google fornece a ferramenta gratuita PageSpeed Tools, que possui o recurso Insights. Com este recurso, é possível verificar a velocidade do seu site e validar quais aspectos é possível melhorar para ter um site mais leve, com uma melhor experiência de usuário e, é claro, um melhor ranqueamento.
Quais os primeiros passos a tomar?
Existem inúmeras tecnologias disponíveis no mercado para tornar o seu site de e-commerce mais rápido e funcional, como o CDN (Content Delivery Networks), DSA (Dynamic Site Acceleration) ou FEO (Front-End Optimization). Além disso, é importante ficar atento ao SLA da empresa que hospeda seu e-commerce.
Para realizar isso, caso seu negócio não possua uma equipe especializada em performance, procure uma agência digital para auxiliá-lo.
Neste post, abordamos conceitualmente como o tempo de carregamento do site pode influenciar as vendas do seu e-commerce. O que acha de receber mais conteúdos como este? Assine a nossa newsletter e seja o primeiro a receber nossos materiais!
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