O ano está chegando ao fim e as tendências do marketing para 2019 já estão sendo comentadas e aguardadas por várias empresas. O ano de 2018 foi um ano de superação para a maioria das empresas, principalmente no quesito financeiro. Como consequência, muitas estratégias de marketing tiveram que ser colocadas em prática para tentar manter o crescimento sustentável dos negócios. Nesse período, muitas apostas do marketing se consolidaram no mercado, como a divulgação de conteúdos via áudio, por exemplo.

Para quem deseja que 2019 seja um ano positivo para o desenvolvimento dos negócios, é preciso começar a entender e colocar em prática as principais estratégias do marketing para próximo ano. Por essa razão, separamos nesse artigo as 5 maiores tendências do marketing para 2019.

 

 

Integração das mídias sociais com outros serviços

As mídias sociais cada vez ganham mais força e adeptos e atualmente, possuem um grande poder de influência na vida das pessoas. Na questão empresarial, as mídias sociais têm contribuído fortemente para criar vínculos entre consumidor e empresa.

Como tendências do marketing para 2019, as empresas devem investir mais na integração entre redes sociais e outros serviços.  Como exemplo disso, hoje você já consegue preencher dados de um questionário utilizando os dados de sua conta no Google ou do Facebook. Isso tende a se aprimorar no próximo ano e aumentar o nível de integração entre as plataformas digitais, otimizando assim, o tempo de navegação do usuário.

 

 

Busca por voz

Busca por voz - Tendências do marketing para 2019

Busca por voz – Tendências do marketing para 2019

Os consumidores tem o tempo cada vez mais corrido e como consequência, as buscas por voz tem aumentado consideravelmente. De acordo com a empresa ComScore, até 2020 pelo menos metade de todas as buscas feitas na internet serão executadas via comandos de voz.

Entretanto, esse aspecto não é algo novo. Em 2013 O Google teve uma atualização no seu mecanismo de busca apelidada “Hummingbird”, cuja principal vantagem foi à possibilidade de decodificar melhor as consultas por voz.

A partir daí, além de considerar o significado da palavra-chave, o buscador passou a interpretar a intenção e contexto por trás de cada pesquisa para listar os resultados convenientes. Em outras palavras, o significado do conteúdo e a sua importância, de acordo com os interesses do usuário, passaram a ser mais valorizados pelo Google.

Ainda assim, essa mudança tende a impactar drasticamente a forma de fazer SEO, sendo necessário que as empresas sejam cada vez mais específicas em sua comunicação. Os conteúdos precisaram cada vez ter mais qualidade e responder diretamente a dúvida dos usuários.

 

 

Anúncios engajados

É visível que os anúncios no modelo antigo já não conseguem converter como antes. Desde 2015, essa forma de divulgação tradicional vem decaindo consideravelmente e essa queda só tende a aumentar no próximo ano.

De acordo com estudos realizados, 30% de todos os usuários de internet devem usar bloqueadores de anúncios até o final de 2018, o que significa que os anúncios tradicionais agora não chegam nem a 30% dos possíveis membros do público-alvo.

Para fazer a divulgação dos produtos e serviços nos novos padrões é necessário oferecer algo que realmente tenha relevância para o consumidor. Quando falamos em relevância, significa investir em chamadas que toquem valores pessoais do seu target.

Nesse contexto, o marketing de conteúdo tende a ganhar cada vez mais espaço nas estratégias de marketing. O marketing de conteúdo baseia-se em oferecer conteúdos relevantes para o público-alvo em troca de dados como nome e e-mail. Conteúdos em blog, por exemplo, são ótimos locais para colocar anúncios sutis, com chamadas interessantes que despertem o interesse do público.

 

 

Realidade virtual e aumentada

Essa tecnologia cresceu muito neste último ano e vem como uma das fortes tendências do marketing para 2019. A ideia é usar a tecnologia para criar experiências inesquecíveis para os seus consumidores. Um recente sucesso nesse aspecto foi o aplicativo “Pokémon Go”, no qual os jogadores capturam Pokémon virtuais ao visualizá-los na tela do smartphone, por meio da câmera. Nesse jogo, o Pokémon é posicionado estrategicamente em pontos do mapa utilizando o recurso de geolocalização.

Acredita-se que em pouco tempo, utilizando a realidade virtual e aumentada, o cliente conseguirá experimentar uma roupa virtualmente de forma simples. Sendo assim, esse tipo de tecnologia, contribuirá muito para melhorar a experiência do usuário em lojas virtuais.

 

 

Chatbot

Chatbot - Tendências do Marketing para 2019

Chatbot – Tendências do Marketing para 2019

Boa parte das empresas já colocaram aplicativos de bate papo como forma de comunicação com o consumidor. Entretanto é preciso dedicar uma pessoa específica para prestar assistência ao público, já que essa tarefa demanda muito tempo.

Para automatizar esse tipo de serviço, aplicativos de chat automático como o Chatbot tem ganhado muita força. Para que não sabe, o Chatbot é um programa de computador que simula uma conversa por meio de um chat. Sendo totalmente automatizado, esse aplicativo realiza tarefas repetitivas, como tirar dúvidas, na forma de diálogo entre o usuário e a máquina.

Além da conversa online, esse programa pode ser configurado para fazer ligação ou uma pesquisa de dados, por exemplo.  Esse e outros programas fazem parte do que conhecemos com AI (Inteligência artificial), uma tecnologia que utiliza algoritmos para captar informações.

Entre as vantagens de adotar esse tipo de tecnologia para a sua empresa estão:

  • Disponibilidade de comunicação e atendimento aos clientes em tempo integral;
  • Automatização dos processos burocráticos;
  • Forma automática de captar novos leads.

Embora a automação possa abranger tarefas básicas, é importante fazer o possível para dar um toque pessoal ou oferecer ajuda direta quando possível. A interação entre pessoas nunca será substituída completamente, pois essa é a forma mais eficaz de atrair e convencer pessoas.

 

Conclusão

Independentemente das estratégias que você planeja colocar em prática em 2019, lembre-se que a inovação é a chave para conseguir um bom destaque no mercado competitivo. Apostar na criatividade para trazer o consumidor para perto pode ser a peça que falta para o seu negócio deslanchar e conseguir bons resultados no próximo ano. Comece o trabalho já.

 

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