Você já percebeu a presença de certas marcas em diferentes lugares e com notável frequência? Tanto nas mídias convencionais quanto nas digitais essas empresas de alguma forma aparecem por todos os lados para o seu público-alvo. Em uma placa no ponto de ônibus, no meio das suas pesquisas no google ou no anúncio antes do vídeo começar, as empresas fazem isso como estratégia e o nome dessa estratégia é Marketing 360°.

Podendo aparecer em impressos, ações no ponto de venda, na televisão, nas mídias sociais e em campanhas digitais, o marketing 360° não importa por qual canal, atingirá o cliente e passará sua mensagem.

 

O Que É?

O marketing 360 graus é a aplicação por inteiro do marketing digital, com a utilização por completo de diversos canais e não com a aposta em apenas um. Colocando assim suas fichas em uma estratégia de marketing mais completa, é importante entender que existem diferentes canais e que a eficaz utilização deles faz com que eles se complementem e entreguem a mensagem por completo ao cliente.

É uma opção que aumenta suas chances de acertar o alvo e converter as vendas, pois estratégias mais simplistas limitam a quantidade de pessoas que poderiam ser atingidas pela mensagem. Sendo assim, são vários os atores envolvidos nessa estratégia digital, incluindo uma boa experiência de usuário, um site funcional e eficaz, uma campanha bem-feita no Googles Ads, a presença ativa nas redes sociais mais importantes para o projeto em questão e por fim uma boa conexão e alinhamento de tudo isso, assim nasce uma estratégia de marketing 360°.

Esse conjunto funcionando fará você perceber a diferença por meio dos resultados práticos. Estratégias mais simplistas pregam algumas vezes que uma rede social pode atrapalhar a outra, mas essa não é a realidade, quanto mais interações com o cliente e mais canais para atingi-lo, mais você poderá alcançar diferentes perfis de cliente com a mesma mensagem.

E esse é o principal objetivo do marketing 360°, chegar ao maior número de consumidores com uma mensagem consistente e unificada para que quando o consumidor veja sua mensagem independentemente da plataforma, ele reconheça a identidade do seu produto imediatamente.

 

Vantagens Do Marketing 360°

A implementação dessa estratégia de integração traz vantagens importantes para o seu processo de venda, algumas delas são:

  • Credibilidade – Uma coerência em todos os meios de comunicação que você está presente gera uma credibilidade para a marca. Em um lugar de muita concorrência, está é uma forma de se destacar dos outros por obter certos cuidados e detalhes com a mensagem que a sua marca passa.
  • Fidelização – Essa comunicação integrada tem como resultado um posicionamento mais estruturado da sua marca, trazendo para o cliente uma segurança no consumo, e desta forma, suprindo a demanda dele e proporcionando-o uma boa experiência. Com isso ele não precisará procurar uma outra solução futuramente.
  • Valorização – A forma que o consumidor percebe a marca determina o valor dela, ainda mais quando a presença da marca na vida do consumidor é unificada e eficaz.
  • Compreensão de mercado – Ao atingir uma maior quantidade de clientes, você ganha um maior conjunto amostral para a análise dos mesmos e de seus comportamentos, assim a analise se torna mais profunda e cria a possibilidade de uma maior personalização de suas campanhas futuras por exemplo.
  • Relacionamento com o cliente – Toda essa integração reflete rapidamente no seu relacionamento com o cliente, a presença em diversos canais aproxima o contato e traz uma segurança para o consumidor. Sendo esses um dos efeitos mais positivos para o cliente.

 

Como Implantar

Muito mais que só se pluralizar em diferentes canais, o marketing 360° exige que de início os objetivos e os recursos sejam previamente definidos e sinalizados. Com isso, você ganha um norte para seguir e toma as suas decisões estratégicas com mais embasamento e exatidão.

Uma outra importante variável que deve estar presente é a presença de uma tecnologia de monitoramento e inteligência de dados que seja capaz de não só coletar os dados, mas analisá-los também. Isso cria mais embasamento para que o tom de linguagem e a identidade da sua marca sejam definidos. Assim é a forma que essa estratégia de marketing torna possível a execução de ações que conversem entre si e não gerem mais confusão ou ruídos para os clientes.

E como parte crucial dessa estratégia, por fim, temos o monitoramento de performance, que entra para avaliar o andamento dos trabalhos e a assertividade das decisões estratégicas, conferindo sempre os objetivos alcançados. A liberdade de poder mudar decisões no meio do andamento por ter um feedback rápido é parte do porquê o marketing 360° é completo.