O smartphone  já superou o computador e se tornou o aparelho mais utilizado pelos brasileiros para acessar a internet. Isso reflete em um novo comportamento de consumidores, com acesso à informação a partir de qualquer lugar e a qualquer momento.

Você sabe, portanto, que o público que acessa a internet por meio de dispositivos móveis é importante para o seu negócio. No entanto, você tem dúvidas quanto ao site responsivo e ao mobile friendly?

Fique tranquilo, pois neste post vamos explicar o que é exatamente cada um deles, as principais diferenças e qual a melhor escolha para o seu e-commerce. Ficou curioso? Então, é só continuar a leitura!

O que é um site responsivo?

O site responsivo é aquele que possui um layout adaptável a qualquer formato de tela. Assim, o seu público pode acessá-lo de um desktop, de um tablet ou de um smartphone, sem que tenha problemas na navegação e com a leitura das informações.

O layout responsivo ajusta as informações e botões de clique, sem que o visitante precise dar zoom com os dedos, por exemplo, quando o acessa por um smartphone. Para assegurar a adaptação do conteúdo ao tamanho da tela, o sistema recorre a códigos de programação da linguagem. Assim, é possível programar o código para que itens que serão utilizados em desktops não apareçam na versão do site para tablets.

Esses mesmos códigos de programação, chamados media queries, são capazes de criar diferenciações para as versões de sites em dispositivos móveis. Por exemplo, um banner pode ser utilizado em tablet e ser omitido em um smartphone. O conteúdo pode se adaptar com menu vertical para telas menores de telefones celulares e ser posicionado horizontalmente para as telas de tablets.

O que é mobile friendly?

Um site do tipo mobile friendly é totalmente programado para ser acessado apenas por dispositivos móveis, sejam smartphones ou tablets. Isso quer dizer que ele é totalmente diferente da versão para desktop, desde as linhas de código até as imagens e a estrutura.

O site mobile reconhece o tipo de dispositivo utilizado no momento do acesso e direciona para o site que se adaptará da melhor forma. Estes sites são normalmente criados como um subdomínio. Assim, quando um usuário de dispositivo móvel tenta acessar o seu site, ele é redirecionado para esse outro endereço. Sites de e-commerce que possuem uma estrutura mais complexa costumam escolher esta opção.

Quais as diferenças entre site responsivo e mobile friendly?

Site responsivo:

  • Informações são ajustadas ao formato de tela;
  • Única programação de códigos para o site;
  • Mesmo domínio para acessos via desktop e mobile.

Atenção: vale destacar que se o site da sua empresa não é responsivo, a adaptação do layout pode sair muito mais cara do que a criação de uma versão mobile friendly. Fique de olho nisso!

Site mobile friendly:

  • As informações não são ajustadas, elas são desenvolvidas especialmente para dispositivos mobile;
  • Possui programação de códigos diferente;
  • É desenvolvido em um subdomínio;
  • O carregamento é mais leve e rápido, permitindo melhor experiência do usuário.

Qual é a importância para o ranqueamento no Google?

Oferecer uma boa experiência ao usuário de dispositivos móveis é um fator que vai além de conquistar mais consumidores que acessam o seu site. Desde 2015, o Google passou a adotar a adaptação de sites amigáveis aos smartphones como um critério para o ranqueamento de páginas nos resultados de buscas.

Caso um site não seja capaz de se adaptar aos dispositivos móveis, ele será desvalorizado na disputa com um de concorrente. Na ferramenta de busca, um site responsivo ou mobile friendly é priorizado entre os primeiros resultados oferecidos pelo Google. Consequentemente, aquele que não for compatível a smartphones e tablets perderá tráfego.

O próprio Google oferece uma ferramenta para detectar se um site é compatível com dispositivos móveis. É necessário informar apenas a URL para obter a resposta.

Com a mudança do algoritmo do Google, não bastam boas práticas de SEO ou conteúdo relevante para que um site fique bem ranqueado nos resultados de buscas. Se apenas a página inicial for adaptada para o acesso por meio de telefone celular ou tablet, isso também não será suficiente, já que o Google analisa página por página.

Qual é a melhor escolha para um e-commerce: site responsivo ou mobile friendly?

As grandes empresas já estão utilizando sites do tipo mobile friendly. Você já acessou o Facebook por um smartphone e viu para qual URL foi direcionado? Certamente apareceu a letra “m” no início. Isso indica que é um mobile friendly. Essa opção é feita devido às muitas funcionalidades do site –— assim, o carregamento fica mais leve.

No caso de um e-commerce, também há funcionalidades envolvidas, sem falar no estímulo à navegação por diversas páginas de produtos. É importante que o carregamento seja leve e que proporcione uma boa experiência a todos os seus usuários.

Além disso, um e-commerce possui um número grande de páginas, o que seria muito custoso se tudo fosse readaptado para o responsivo. Mas uma coisa é certa: o público de dispositivos móveis não pode ser negligenciado de maneira alguma, independentemente de qual opção de site for escolhida.

Uma pesquisa realizada pelo Google apontou que a participação de smartphones nas compras crescerá vertiginosamente nos próximos anos. Enquanto a previsão para 2016 era de que 19% das vendas em e-commerce seriam realizadas em dispositivos móveis, esse percentual será de 41% em 2021.

O e-commerce verá suas receitas aumentarem em consequência dos novos consumidores virtuais. De acordo com o estudo do Google, mais 27 milhões de pessoas farão sua primeira compra online nos próximos cinco anos. Assim, serão 67,4 milhões de consumidores que utilizarão a internet, ou 44% de todos os internautas.

Com o crescimento do número de transações online e o acesso cada vez maior a dispositivos móveis, é fundamental que plataformas de e-commerce ofereçam a melhor experiência ao usuário.

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