Trabalhar com propagandas na TV, panfletos e outros métodos mais tradicionais de marketing é algo que gera resultados, mas isso não significa que essa ainda seja a melhor opção para divulgar um negócio.

Você já ouviu falar em marketing de conteúdo? Sabe o que ele pode fazer por uma empresa? Leia este texto e descubra essa poderosa arma do marketing digital.

O que é marketing de conteúdo?

Essa vertente de marketing é voltada para a criação de textos, vídeos, podcasts, infográficos e quaisquer outros tipos de conteúdos que possam ser consumidos pelo público para gerar engajamento e causar uma boa impressão sobre a marca.

Como funciona o marketing de conteúdo?

Não costumamos perceber, mas está cada vez mais difícil viver sem internet. Uma das nossas primeiras reações quando temos uma dúvida é consultar um aplicativo ou simplesmente fazer uma pesquisa no Google. E é justamente por isso que o marketing de conteúdo funciona tão bem.

Ao produzir conteúdos com dicas e informações relevantes para o seu público-alvo, uma empresa será encontrada exatamente no momento que os possíveis clientes mais precisam: quando eles querem algum tipo de auxílio.

Agências de turismo podem ser facilmente encontradas por quem busca por dicas de viagem ou passagens aéreas, enquanto uma loja de produtos de beleza será achada por quem estava procurando modelos de maquiagem para uma determinada ocasião.

A regra do marketing de conteúdo é bem clara: ajude o seu cliente e ganhe a confiança dele a partir disso.

Quais são as diferenças do marketing de conteúdo em comparação ao tradicional?

A primeira grande vantagem de toda estratégia de marketing digital é o potencial de mensuração. Você sabe quantas pessoas viram aquele seu anúncio veiculado na TV ou em um outdoor ao final do dia? Tudo que você tem é uma média, uma estimativa do alcance dessas propagandas.

No marketing de conteúdo, a situação é completamente outra. Com as ferramentas certas, como o Google Analytics, é possível saber exatamente quantas visualizações o seu conteúdo teve diariamente, e com alguns detalhes bem específicos, como o tempo médio de consumo daquele conteúdo e até mesmo dados geográficos de quem o visualizou. Esse é um dos motivos pelos quais realmente vale a pena ter um bom site para a sua empresa.

Se você tem um negócio de alcance nacional, por exemplo, poderia utilizar essas informações para descobrir em qual cidade ou estado a sua marca está mais popular. Uma das vantagens mais queridas, no entanto, está na redução de custos com divulgação. O objetivo do marketing de conteúdo é que você seja encontrado naturalmente por meio das buscas realizadas pelo público no Google.

A boa notícia é que, com um bom trabalho e planejamento estratégico, sua empresa será capaz de aparecer nos resultados da primeira página sem ter que pagar por aquele espaço. A médio e longo prazo isso se transforma em uma grande economia.

Você também economizará mesmo fazendo anúncios online, visto que esses podem ser segmentados de acordo com localização, idade, gênero e outros dados do seu público, aumentando assim o retorno que você terá com o anúncio. Vale dizer que anúncios segmentados também ficam mais baratos…

Que tipo de empresa pode usar o marketing de conteúdo?

É claro que alguns tipos de negócio conseguirão usar o marketing de conteúdo com mais facilidade que outros. Uma empresa de turismo poderá tirar dúvidas e dar informações sobre os mais diferentes destinos e tipos de viagem, mas até mesmo os negócios mais improváveis podem se beneficiar com essa estratégia.

A dica é pensar fora da caixa e tentar enxergar quais são as necessidades dos clientes que estão usando seus produtos ou serviços. Uma locadora de carros, por exemplo, costuma ter mais clientes que são viajantes, então que tal dar dicas de viagem sobre a cidade em que atua e regiões próximas?

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