O sucesso da sua loja virtual também está ligado com a satisfação do cliente ao efetuar uma compra. Para que essa satisfação seja atendida por completo, é preciso estar atento em todo o processo da operação, desde a venda, até a entrega do produto para o consumidor final.
Nesse contexto, muitas pessoas estão deixando de comprar em determinadas lojas virtuais, devido ao longo prazo de entrega ou até mesmo por medo do produto não chegar em seu destino. Quem busca alcançar o sucesso nesse mercado, precisa entender a real importância da logística no e-commerce e otimizá-la para satisfazer por completo o consumidor.
Para isso, separamos 6 dicas que vão ajudar na organização e logística no seu e-commerce. Confira!
1. Estruture seu fluxo logístico
Antes de começar a pensar em ter sucesso nas vendas online, é importante planejar o fluxo logístico do produto até chegar nas mãos do cliente.
Ter o planejamento do seu e-commerce bem delineado, permite montar uma estratégia de envio eficaz, ter um controle maior sobre os pedidos e ainda ajuda a reduzir os custos logísticos, identificando rotas com alto volume de envio e contratando transportes mais baratos para essas localidades.
2. Utilize a tecnologia a seu favor
Se você possui um e-commerce, já deve ter notado que a tecnologia é indispensável para reduzir custos e aumentar a produtividade de todas as áreas do seu negócio, inclusive na logística.
Para isso, invista em softwares ou parceiros que trabalhem com soluções integradas de automação comercial para agilizar as entregas, gerenciar remessas, obter dados de rastreamento do produto e proporcionar uma redução de custos de sua operação.
3. Escolha o operador logístico
Correios ou transportadora? Essa é uma dúvida bastante comum para quem opera um e-commerce, mas você não precisa se prender somente a essas duas opções. Obviamente, a escolha vai depender de várias variáveis, como por exemplo, o peso e o tamanho do produto.
No entanto, você também pode optar por montar uma estratégia com formas de entrega alternativas, como por exemplo, motoboys, ciclistas, cargas fracionadas, entre outras formas inteligentes para pequenos volumes cujo o destino seja compatível com estas formas.
4. Invista em qualificação
É necessário estar preparado para atender e solucionar as principais questões dos seus clientes com relação a entrega do produto, como por exemplo, rastrear as encomendas, ficar em contato com os operadores logísticos e estar a par de qualquer imprevisto que ocorra durante o processo de envio.
Isso é imprescindível para evitar um possível desgaste na relação com o cliente e melhorar o atendimento de dúvidas sobre a entrega da encomenda.
5. Ofereça rastreamento
Ofereça a opção de rastreamento online para que o próprio consumidor possa acompanhar o status de uma encomenda, a data da postagem, se já está em trânsito ou até mesmo, se o produto chegou ao destino.
Essa estratégia evita que os clientes tenham que entrar em contato sempre que desejam saber se o produto já está a caminho e, também, compartilha sua responsabilidade com o operador logístico. A transparência vale muito.
6. Realize um pós-venda eficiente
A esta altura, você já compreendeu que a compra não termina quando o cliente paga pelo produto. É preciso ir além para fidelizar o consumidor e obter sucesso em sua loja virtual.
Invista em um pós-venda focado na opinião do cliente em relação ao processo de compra dele. Peça sugestões de pontos que precisam ser melhorados e envolva o cliente em todas as outras atividades. A relação fica saudável e o cliente estará propenso a comprar novamente.
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