Na disputa por espaço no mercado varejista, as empresas que ignoram a importância do marketing digital e a necessidade de investimentos nos meios digitais vêem ameaçada a sua capacidade competitiva. Afinal mais de 100 milhões de brasileiros acessam a internet atualmente e as compras online já superaram as realizadas em lojas físicas.
Para alimentar sua presença online e atrair mais consumidores em canais digitais, as empresas podem recorrer ao marketing digital para o varejo. Essa estratégia permite vários benefícios para que os varejistas ampliem seu potencial de vendas e aprimorem o relacionamento com clientes.
Embora possa ser o objetivo principal de uma estratégia no varejo, o aumento de vendas não é o único benefício imediato proporcionado pelo marketing digital. Empresas que recorrem a essa ferramenta constroem laços mais fortes com clientes e aumentam sua capacidade de fidelização, fortalecem sua presença online e têm maior precisão na análise de resultados.
Um dos grandes desafios na busca por visibilidade e resultados de uma loja virtual passa pela divulgação da mesma. Diferente das lojas físicas, numa loja virtual, ninguém “passa” por ela , ou seja, não há tráfego. Sendo assim, há que se desenvolver formas para encontrar seu público alvo e uma das maneiras se dá com a utilização do Marketing Digital.
Marketing Digital
Com a chegada da internet para mudar as nossas vidas, deu-se início ao que chamamos de Marketing 3.0, um conceito de marketing guiado por valores.
O termo ganhou relevância com a publicação de Kotler, e tem seu conceito centrado do ser humano.
O marketing deixa, assim, de ser uma ferramenta para vender mais, e passa a ser o caminho das pedras para um relacionamento duradouro da empresa com os seus clientes. Tanto que esses clientes tornam-se embaixadores da marca.
O posicionamento da empresa é questão chave para um bom resultado, e os investimentos em branding – cada vez mais altos – observados com os discursos de marca e conceitos de comerciais, por vezes bastante polêmicos, não me deixam mentir.
Com essa nova realidade de mundo, as pessoas tornaram-se mais exigentes, menos pacientes, e a concorrência tomou uma proporção muito maior.
O termo marketing digital é popularizado nesse contexto, e ganha cada vez mais proporção à medida que a tecnologia se firma no cotidiano de cada indivíduo.
Facilidade, Desafios e Importância do Marketing Digital na sua empresa
Por muito tempo, alardeou-se erradamente que no mundo virtual, seria muito mais fácil e barato de se trabalhar. Muitos acreditavam que ficariam ricos, em pouco tempo, sem nada gastar em relação a promoção e divulgação do site, bastaria colocar o site no ar que as vendas decolariam sem esforço algum. Hoje em dia está claro que somente com um estratégia clara podemos entender a importância do Marketing Digital para qualquer empresa nos dias de hoje
Hoje podemos afirmar, sem medo de errar, que esta crença é completamente equivocada. Um site institucional ou uma loja virtual, necessitam além de grande dedicação, investimentos em Marketing Digital. Somente assim, sua loja, seus produtos e serviços serão conhecidos por possíveis clientes, gerando a chance de conversão em vendas.
Diferente das lojas físicas, que visam prioritariamente o cliente local, no mundo virtual, há uma quebra das barreira geográfica possibilitando o acesso de seus produtos em locais jamais imaginado. Hoje já somos mais de 110 milhões de usuários espalhados por todo país, este número que demonstra o grande potencial do mercado Brasileiro. Assim, fica fácil entender a necessidade de se utilizar o Marketing Digital para que se faça presente neste universo de possíveis clientes.
A quantidade de produtos no marketing digital é muito grande e deve ser escolhido conforme sua necessidade e pretensão. Cada um tem sua especificidade e atende a um propósito. Desta forma não existe o certo ou errado, mas sim, o mais adequado ao objetivo planejado. Abaixo listamos alguns do principais produtos.
Hoje é inimaginável procurar por respostas sem pensar imediatamente em busca-las no Google. Em um ano, pelo menos 2 trilhões de buscas são realizadas no Google em todo o mundo. Tudo, simplesmente tudo, que procuramos tem resposta lá, senão a mais adequada, pelo menos a mais próxima do que procuramos. Logo, fica claro que temos que ter uma presença forte e correta no Google. Segundo pesquisas atè 2020, 50% de todas as pesquisas fewitas nop google, serão feitas através de voz. Sendo assim, esteja preparado para responder de forma clara, os questionamentos de seus possìveis clientes.
A presença no Google pode ser paga, através de links patrocinados, ou de forma orgânica. A diferença entre elas é que enquanto numa você paga para aparecer (link patrocinado), na outra não há custo (pelo menos direto). O Google classifica a qualidade da informação de seus produtos e verifica se merecem aparecer nas primeiras posições de pesquisas.
É importante saber que mais de 80% das pessoas resolvem seus problemas na 1ª página de busca do Google, “BINGO…”, Entende a importância de estar na primeira página da pesquisa?.
Não bastasse isso, mais de 50% dos cliques da primeira página ficam com as 3 primeiras posições, ou seja, também não basta esta na primeira página, é preciso estar no topo.
A importância das MÍDIAS SOCIAIS no Marketing Digital
As mídias sociais são um fenômeno mundial, o FACEBOOK tem mais de 2,6 Bilhões de usuário espalhados pelo mundo, 8 em cada 10 Brasileiros estão conectados nele. O INSTAGRAN já tem mais de mais de 1 bilhão de usuários o WhatsApp mais de 1,5 bilhões de usuários. Utilizar qualquer dessas mídias para fomentar negócios é fundamental.
Tanto como no GOOGLE, você tem diferentes formas de divulgar sua empresa, seus produtos ou serviços no FACEBOOK, INSTAGRAN. Você deve criar uma página para sua empresa e divulgá-la para o maior número de pessoas possível. Quanto mais curtidas e engajamento você tiver na sua página, mais você irá aparecer na “timeline” de outras pessoas, o que pode vir a representar novos negócios. Entretanto, além desta forma orgânica, você também pode investir para fazer sua página aparecer para mais pessoas, através do FACEBOOK ADS.
Ao definir um orçamento e a sua segmentação de público alvo, seus posts aparecem na TIMELINE de pessoas que apesar de não te conhecer atendem aos requisitos de público alvo para seus produtos ou serviços.
E-MAIL MARKETING
Certamente é uma das mais antigas formas de divulgação em Marketing Digital. Entretanto, esteve na lista negra de várias empresas, por não trazer resultados significativos. Hoje em dia, já sabemos que o problema não é ele, mas sim, a forma como tem sido feito.
Por muito tempo, muitas empresas compraram grandes listas de emails, sem nenhum tipo de segmentação ou qualidade para enviar campanhas. Além de equivocadas, eram extremamente invasivas e iam na direção contrária ao conceito de atração. Na maioria das vezes, as pessoas classificavam como SPAM, prejudicando assim a sua reputação da empresa rementente, no mundo digital.
Hoje em dia o e-mail marketing, vem se mostrando uma eficiente ferramenta do marketing digital para “conversar” com seus clientes ou possíveis clientes, nutrindo-os de informações relevantes, para que no momento em que ele necessitar de algo, você seja lembrado.
INBOUND MARKETING
Por definição, inbound marketing é um conjunto de estratégias que têm como objetivo atrair voluntariamente os consumidores para o site da empresa. Baseia-se na construção de relacionamentos em vez de propagandas e interrupções. Esta técnica, consiste em atrair possíveis clientes através da geração e publicação de informações relevantes para eles de forma que você seja lembrado quando este possível cliente necessitar de produtos e serviços que você vende.
Atenção nos dispositivos móveis
50% dos usuários começam sua busca em um dispositivo móvel e essa porcentagem deve aumentar. – Inet Solutions
56% das buscas móveis são de usuários que procuram informações locais, tais como horário comercial, direções e endereço físico. – SMA Marketing
18% das pesquisas locais feitas em dispositivos móveis levam a uma venda dentro de um dia. – Junto
94% de todo o tráfego de pesquisa de celulares e tablets vem do Google. – NetMarketShare
87% dos usuários de smartphones usam um mecanismo de busca pelo menos uma vez por dia. – HubSpot
50% dos usuários que realizam uma pesquisa local em seu smartphone visitam a loja física dentro de um dia. – Search Engine Land
30% das buscas móveis estão relacionadas a uma pesquisa de localização. – Google
40% dos visitantes irão para um resultado de pesquisa diferente se o primeiro não for amigável para dispositivos móveis. – Tyton Media
48% dos consumidores iniciam a pesquisa móvel com um motor de busca. – Smart Insights
A primeira posição dos resultados de pesquisa do Google no celular tem uma taxa de cliques de 31,35%. – Ranking Web Advenced
O mobile já representa 30% de todo o comércio eletrônico dos EUA. – Internet Retailer.
Chatbot. O que é e como Funciona?
Chatbot é a união das palavras “chat” (bate-papo) e “bot” (robô) que, literalmente, significa robôs de conversa.
Esses robôs de conversa podem atuar como assistentes virtuais, que permitem que empresas conversem com seus clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana.
E o que eles podem fazer por uma empresa?
Praticamente tudo.
Chatbots podem tirar dúvidas rápidas, agendar consultas, confirmar entregas, gerar e qualificar leads, além de outras funcionalidades.
Além disso, aumentam os índices de satisfação das empresas, porque 56% dos consumidores preferem usar aplicativos de conversa para interagir com empresas.
Tipos de Chatbots:
Chatbots podem ser simples ou mais complexos. Os mais básicos, com pequenas automatizações, fornecem respostas e opções de alguns serviços para orientar os clientes em resolver suas dúvidas e/ou realizar algumas ações (como por exemplo, um chatbot para conferir débitos e apresentar uma 2a via de um boleto).Já as versões de chatbots mais sofisticadas contam com recursos de Inteligência Artificial que os tornam capazes de aprender com exemplos de atendimento, passando informações sobre os produtos e serviços oferecidos e realizando ações mais complexas, inclusive permitir integração entre o chatbot e sistemas legados da empresa.