A necessidade de ter uma presença digital já é um consenso de mercado. Empresas de todos os seguimentos sabem da importância de estar na WEB. Entretanto, se sua empresa atua no mercado B2C (Business to Consumer) ou mesmo B2B (Business to Business), ou seja, é uma empresa comercial, este cenário é ainda mais impositivo, uma vez que, cada vez mais as pessoas se utilizam de meios digitais para encontrar os produtos que desejam.

Uma loja virtual é na verdade um negócio como outro qualquer, apenas atuando em um novo mercado, a WEB. Sendo assim, deve-se ter preocupação com gestão de estoque, emissão de nota fiscal, meios de pagamento etc., tanto quanto teríamos numa loja física.

Para se conseguir um bom controle dos processos é recomendável a utilização de um ERP (Enterprise Resource Planning), também conhecido como Sistema de Gestão Online, que nada mais é que um Sistema de Automação vital para o varejo, pois é o responsável por cuidar de todas as operações diárias da empresa.

A implantação deste sistema de forma integrada com as lojas virtuais garante uma administração segura e eficiente, permitindo assim que todas as etapas da gestão sejam realizadas em uma única ferramenta, diminuindo assim a chance de erros ou duplicidades.

Pensando nisso, abordaremos 5 razões para integrar ERP ao seu e-commerce. Veja:

1. Emissão de nota fiscal eletrônica automatizada:

À medida que seu negócio cresce, a emissão de notas fiscais e o controle de informações podem se tornar cada vez mais burocráticos. Ao fazer a integração de seu ERP com sua Loja Virtual, este processo será agilizado, evitando a redigitação dos pedidos de clientes, além da baixa automática do estoque das mercadorias vendidas.

2. Estoque integrado e compartilhado:

Outra ótima razão para integrar o sistema ERP a sua loja virtual, é poder ter um controle de estoque integrado, compartilha-lo entre a loja física e virtual, diminuindo assim o investimento inicial em estoque neste novo canal. Além disso, a integração facilitará a identificação dos produtos de maior giro possibilitando assim um ajuste de suas compras.

3. Agiliza processos administrativos:

Gerir um novo negócio (WEB) de forma integrada ao seu negócio físico permitirá a economia de recursos, sejam eles de material humano ou mesmo estoque. A vantagem desta integração é automação e sincronização, tornando os procedimentos mais ágeis e economizando tempo.

4. Integração total com o e-commerce:

O maior benefício da integração da sua loja virtual com seu sistema de automação é sem dúvida alguma a possibilidade de gerir 2 canais de vendas (loja física e loja virtual) de forma unificada, diminuindo assim os riscos e investimentos inicias. Em outras palavras, fazer mais com menos, testar o novo canal de vendas sem que seja necessário um grande aporte de capital, podendo assim, direcionar o investimento apenas para a divulgação do novo canal.

5. Visão mais ampla e completa do consumidor:

O sistema ERP proporciona ao negociante a oportunidade de conhecer o comportamento de compra de seus consumidores, tais como: quais são os produtos que despertam interesse, o período em que os clientes geralmente realizam alguma compra, os tipos de pagamentos mais realizados por eles, se fazem muitas reclamações etc. Descobrir tudo isto pode ajudar o seu negócio a resolver qualquer problema que venha a surgir e a criar novas oportunidades de compra para estes clientes.