O aumento na presença de empresas de variados segmentos no mundo digital escancara que, o marketing digital hoje é peça vital para o bom funcionamento de um negócio. Porém quando se lê “marketing digital” não se pode mais prender-se a um perfil de sua marca nas redes sociais e anúncios esporádicos e mal direcionados, o mercado a cada ano muda e é preciso evoluir junto com ele, e as tendências para o marketing digital em 2023 são o caminho para isso.
Para destacar-se dos inúmeros concorrentes também presentes no digital é preciso mais, e a cada dia as tecnologias oferecem mais ferramentas para se diferenciar como produto e/ou experiência. Estar a par das novidades é necessário para se alavancar e se consolidar como marca, e a rede mundial de computadores é o meio para isso.
Até o comportamento do consumidor é melhor lido e levado em conta, algumas estratégias já se mostram ineficazes para o público digital e isso faz parte da análise. Pensando em todas essas variáveis e nas evoluções das ferramentas, separamos aqui as Tendências Para O Marketing Digital Em 2023:
1 – Aumento do investimento das empresas no marketing digital
É cada vez mais claro para todos a necessidade da presença online das marcas, com isso em mente, o investimento cresce vertiginosamente nessa área. Isso se deve aos claros ganhos que isso traz, estudos indicam que as empresas que investem no marketing digital podem chegar a triplicar seu faturamento.
Além disso a presença online com uma mensagem unificada traz para marca uma forte consolidação e constrói uma reputação que reverbera no cliente na hora de sua escolha. Portanto não pense muito na hora de avaliar se vale ou não o investimento no digital.
2 – Marketing de influência
Ferramenta que inicialmente foi usada por influenciadoras de moda e beleza que lançaram suas próprias marcas, hoje essa ferramenta e suas vantagens já são consolidadas entre o mercado. Esse modo demonstra que marcas e influenciadores podem trabalhar juntos, com uma sinergia visando a construção de relações a longo prazo.
Outro importante fator é que é um erro achar que o investimento no marketing digital se prende apenas a marcas multinacionais e influencers com milhões de seguidores, a tendência que tem sido vista hoje é o marketing com microinfluenciadores, com seguidores entre 10 e 100 mil o engajamento deles tem mostrado cada vez mais retorno.
3 – Comunicação simples e rápida
A cada dia que passa é mais aparente a mudança na forma de consumir conteúdos, deve-se pensar no conteúdo de uma forma mais simplista e rápida para o consumo. As pessoas hoje estão mais acostumadas a consumir vídeos curtos, tik toks e stories. E para conversar com esse público que é cada vez maior, as mensagens precisam ter um formato diferente do usual e com uma fácil absorção.
4 – Data driven marketing
Esse conceito é o marketing baseado na análise de dados, com certas informações em mãos é possível mapear o comportamento do cliente e traçar tendências no mesmo. Com isso se é possível elaborar estratégias de marketing mais específicas e precisas de acordo com o perfil do cliente desejado. Esse embasamento hoje se mostra primordial na tomada de decisão estratégica de uma empresa.
Por esse motivo a coleta de dados e a análise são cruciais para transformar o conhecimento obtido em uma importante ferramenta na busca pelo retorno do investimento.
5 – Novas tecnologias: Metaverso e Web 3.0
Talvez a principal novidade tecnológica, a web 3.0 é a nova fase da internet que se trata não só da criação do conteúdo, mas sim da detenção do conteúdo. Segundo a Hotmart, a web 3.0 se baseia em três pilares:
- A descentralização criando ambientes mais democráticos e abertos;
- Uma maior privacidade dos dados dos usuários;
- A boa utilização dos recursos que são ajustados e personalizados através da inteligência artificial e do machine learning.
Já o metaverso é um universo digital que tem crescido exponencialmente com muitas oportunidades para marcas aparecerem, vários artistas e influenciadores já embarcaram nessa e já é parte da realidade negócios exclusivos nesse universo. A tendência que o marketing digital aponta é que o relacionamento entre marcas e consumidor tende a ser cada vez mais imersivo e com enorme potencial de criatividade.
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