O Guiness Book é conhecido mundialmente por ser o livro dos recordes, dos mais sérios aos mais bizarros. Há alguns anos um vendedor de carros americano foi considerado pelo Guiness o maior vendedor de carros do mundo, pois em apenas um ano ele vendeu 600 carros.
Joe Girard, mais conhecido como Tio Joe tinha uma forma de encarar o momento da venda. Dizia ele: “A venda não acaba quando o cliente compra, ela está apenas começando…”
Joe, como gosta de ser chamado, mantinha um forte relacionamento com seus clientes. Após cada venda ele fazia um rápido registro de seus clientes com informações básicas e iniciava o seu pós-venda através do envio de correspondências simples, ex:
No aniversário de seu cliente:
“Caro John, feliz aniversário que você seja muito feliz! Um abraço Tio Joe”.
No aniversário do filho do John:
“Olá pequeno John Jr., parabéns e muitas felicidades, tenho certeza que quando crescer você será como seu pai, um homem de muito sucesso! Um abraço Tio Joe”.
No Natal:
“Amigo John, desejo a você e toda sua família um ótimo Natal com muito amor e que Deus ilumine a todos! Tio Joe”.
No dia das mães:
”Prezada Sra. Mary (mãe de John), parabéns a senhora nesta data tão especial, que Deus lhe saúde e muitos anos de vida para poder acompanhar de perto o sucesso de seus filhos e netos,
atenciosamente Tio Joe”.
Agora eu lhe pergunto… Quando o John for trocar o carro, ele irá procurar quem? Quando o filho dele for comprar o primeiro carro, após ter recebido cartas de feliz aniversário durante anos seguidos, ele irá procurar quem? Quando o pai dele for trocar de carro irá procurar quem? Quando um amigo de John comentar que está pensando em trocar de carro quem ele indicará?
Provavelmente você deve ter respondido Tio Joe às perguntas acima e notado o poder desse tipo de atitude, que gera uma reação em cadeia. Esta forma de pensar e de agir de Tio Joe, valoriza o relacionamento interpessoal.
Atualmente são enviados mais de 150 Bilhões de e-mails diariamente pelo mundo. Sendo assim, se aproveitamos o momento da venda, para conseguir o e-mail do cliente, certamente teremos um poder nas mãos para utilizá-lo no processo continuo de comunicação com os seus clientes.
Uma base qualificada de e-mails, permitirá que sejam feitas ações similares as que “Tio Joe” fez com seus clientes. Você poderá se utilizar desta base para informar diversos assuntos mesmo que não estejam diretamente ligados a venda de um produto ou serviço específico. Com ações deste tipo, certamente você aumentará o nível de relacionamento com seus clientes o que possibilitará maiores oportunidades futuras de negócios.
Lembre de pegar o e-mail de seu cliente, e utilizá-lo de forma adequada ele é fundamental para que você possa fazer um pós-venda de qualidade.